A APPC NA IMPRENSA

Artigos publicados nos órgãos de comunicação escrita relacionados com a APPC, nomeadamente entrevistas ao Presidente da associação, artigos de opinião escritos pelo próprio ou artigos escritos com base nos seus depoimentos.
2024

Simplex exige maior rigor técnico e cívico: a visão dos projetistas  idealista/news de 27 de fevereiro ouviu vários players de mercado, como promotores, mediadores e advogados, e quis saber qual é a visão dos projetistas sobre a simplificação dos licenciamentos. Jorge Nandin de Carvalho, Presidente da Direção da APPC, diz que "não há leis perfeitas”, mas avalia o novo simplex urbanístico como algo positivo para o mercado, sendo certo que os diversos agentes económicos precisam de adaptar-se às novas circunstâncias.

Concursos públicos "marados"
  artigo de opinião de Jorge Nandin de Carvalho, presidente da APPC, publicado no Dinheiro Vivo online, em 20 de fevereiro, onde destaca a complexidade da formação de preços em consultoria de projetos, através de uma análise crítica e muito importante para o setor.

500 edições do Jornal Construir  a APPC associa-se à celebração do nº 500 do jornal de negócios da indústria da construção publicado a 9 de fevereiro.

Difícil de antever, 2024!
 
 artigo de opinião de Jorge Nandin de Carvalho publicado no Jornal Construir online de 4 de janeiro.


2023

Instabilidade governativa, PRR, novo aeroporto e habitação vão marcar 2024 – este foi o tema que serviu como base para anteciparmos um 2024 "complexo e imprevisível", marcado pela implementação do Plano de Recuperação e Resiliência, localização do novo aeroporto de Lisboa e construção de novas habitações; publicado pela Agência Lusa online de 27 dezembro.

"A resposta terá de ser mais industrializada e digital” – as conclusões de Pedro Siza Vieira, o presidente do 1º Congresso da Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores, sobre os trabalhos realizados na jornada de reflexão, que decorreu no Centro Cultural de Belém, espelham bem a tónica do dia de trabalhos e refletem um conjunto de preocupações para as quais importa obter respostas: os desafios que empresas de Engenharia e Arquitectura têm pela frente, obrigam a mudanças significativas; publicado do jornal Construir online de 14 dezembro.

Concurso público na Defesa adjudicado 70% abaixo do preço-base – Ministério da Defesa contratou prestação de serviços a empresa que apresentou uma proposta 60% mais barata do que a média de todos os concorrentes e 70% abaixo do preço-base. E a companhia não tinha o CAE apropriado. A Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores diz que qualidade está em risco quando preço é o critério maior; publicado no jornal O Novo online de 27 de novembro.

"Os projetistas têm de desenvolver competências verdes, sociais e digitais”, aponta líder da federação europeia do setor – Inés Ferguson, a keynote speaker do 1.º Congresso da APPC, em entrevista ao Expresso, lança o desafio aos projetistas ao referir que estes têm de desenvolver competências verdes, sociais e digitais. A presidente da EFCA (Federação Europeia de Associações de Consultoria de Engenharia) defende ainda que num momento em que a industrialização da construção ganha força, a padronização de processos que lhe está associada não se aplica a todos os tipos de infraestrutura e também não dispensa o recurso aos projetistas de engenharias; publicado no jornal Expresso de 21 de novembro.

"A industrialização do processo construtivo é realmente uma necessidade e vai ser essencial para garantir uma melhor qualidade das obras” – na véspera da realização do primeiro congresso da APPC, o presidente da Direção, Jorge Nandin de Carvalho, fala ao CONSTRUIR, na edição de 16 de novembro, sobre as expetativas deste encontro que se realizará no Centro Cultural de Belém no dia 21 de novembro.

Estado tem de alterar o modo como adquire serviços – num webinar promovido pela APPC, acerca da problemática das condições de contratação pública de serviços de consultoria em engenharia e arquitetura, Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia, e António Ramalho, ex-administrador do Novo Banco, dão a sua opinião sobre a execução das obras públicas; em destaque no jornal Novo de 5 de novembro.

Alterações Climáticas. "Estado tem que ser um impulsionador de soluções sustentáveis”
 
– numa entrevista ao Jornal Económico, Bernardo Matos de Pinho, diretor da APPC, dá a sua opinião relativa aos principais temas que afetam o setor da engenharia e construção, com grande foco nas necessidades de capacitar as infraestruturas portuguesas para os cenários de catástrofes naturais.

Mais visão e estratégia para a habitação a longo prazo
 – no caderno especial do Jornal Económico de 27 de outubro 2023 sobre Investimento Imobiliário e a Reabilitação Urbana, Jorge Nandin de Carvalho responde à questão: Que impacto terão as medidas do Governo no mercado imobiliário em 2024?

"É aberrante que prestações de serviços de projeto se façam pelo menor preço"
 – entrevista a Jorge Nandin de Carvalho publicada no jornal Vida Económica de 29 de setembro 2023

Consultoria em Arquitetura e Engenharia: falta mão-de-obra qualificada e está a perder competitividade salarial. Porquê? – artigo de opinião de Jorge Nandin de Carvalho publicado na Human Resources em 27 de setembro 2023

Consultoria resiliente! – artigo de opinião de Jorge Nandin de Carvalho publicado na Executive Digest online de 11 de setembro 2023

Em apuros... – artigo de opinião de Jorge Nandin de Carvalho publicado no Jornal Construir de 21 de abril 2023

Consultoria de Engenharia um Mercado Sufocado – artigo de opinião de Jorge Nandin de Carvalho publicado na revista trimestral INGENIUM dedicada ao tema "Construção - Habitação e Infraestruturas" de abr/mai/jun 2023


2022

2023 – Esperemos que não seja mais do mesmo! – artigo de opinião de Jorge Nandin de Carvalho publicado no Jornal Construir de 16 de dezembro 2022

Bandeiras – artigo de opinião de Jorge Nandin de Carvalho publicado no Jornal Construir de 7 de outubro 2022

A APPC elege nova direção para o triénio 2022-2024 – artigo na edição online de 20 de julho do Jornal CONSTRUIR sobre a eleição da nova Direção da APPC: "O corpo directivo é presidido por Jorge Nandin de Carvalho e pretende rejuvenescer a associação, dinamizar o sector e preparar os associados para os desafios sociais, ambientais e de financiamento” 

O que nos espera e em que podemos contribuir – artigo de opinião de Jorge Meneses publicado no Jornal Construir de 6 de maio 2022

2021

Projectistas contra-atacam e criticam Governo sobre atrasos do Ferrovia 2020
- artigo do Jornalista Carlos Cipriano com depoimentos de Jorge Meneses, publicado na secção de Economia do Jornal Público de 4 dezembro 2021

Necessário contratar bem
- artigo de opinião de Jorge Meneses publicado no Jornal Construir de 24 setembro 2021

2020

Fundos Europeus - Engenharia nacional não está preparada para as grandes obras
- artigo publicado na edição nº 2499, de 19 de setembro de 2020, do semanário Expresso, que inclui um depoimento do Presidente da APPC, Jorge Meneses
- artigo publicado no Jornal Construir de 10 janeiro 2020 sobre a evolução da fileira da construção em 2020, que inclui um depoimento do Presidente da APPC, Jorge Meneses

2019
- artigo de opinião de Jorge Meneses publicado no Jornal Construir de 15 novembro 2019

Obras públicas no México são oportunidade de 7,4 MM€

- artigo publicado no Jornal Construir de 24 setembro 2019

Uma nova etapa, os mesmos problemas
- artigo de Jorge Meneses publicado na edição "online" de 7 junho 2019 da revista Vida Imobiliária 

APPC avança com concretização dos projetos

- artigo publicado no suplemento Imobiliário do Jornal Vida Económica de 31 maio 2019 sobre a nova Direção da APPC

Jorge Meneses é o novo presidente dos projetistas e consultores
- artigo publicado no Diário Imobiliário de 29 maio 2019

Jorge Meneses é o novo Presidente da APPC
- artigo publicado no Jornal Construir de 29 maio 2019

- artigo de opinião de Victor Carneiro publicado no Jornal Construir de 3 maio 2019

2018

Novo código dos contratos públicos vai "destruir engenharia portuguesa", diz associação do setor
- artigo publicado no Jornal Económico de 19 setembro 2018

Más práticas na contratação pública persistem e ameaçam serviços de consultoria
- artigo publicado no suplemento Imobiliário do jornal Vida Económica de 27 julho 2018

2017

2017: o ano de (quase) todas as expectativas
- artigo publicado no jornal Construir de 27 janeiro 2017